Compre por WhatsApp, pague por PIX e ganhe 5% de desconto em qualquer compra. Clica aqui!

como limpar a casa usando ingredientes naturais?

 

Todo mundo precisa limpar a casa, certo? Mas a indústria nos convenceu de que precisamos de um produto específico para cada coisa. Um para o fogão, outro para a pia, um terceiro para o chão, outro para as louças. Então, só na limpeza da cozinha, usamos 4 ou 5 produtos diferentes. Mas isso é mesmo necessário? Os produtos de limpeza convencionais, em sua maioria, são feitos a partir de ingredientes agressivos, tóxicos e alergênicos. Fazem um mal danado para o nosso corpo (repare nas mãos depois de um dia de faxina), para os nossos pets, nossas águas (imagina essa quantidade de ingredientes indo pelos ralos diariamente), para o planeta (quantidade absurda de plástico), e para o bolso. Mas na verdade a limpeza da casa pode ser feita de forma mais simples e eficiente, e você pode fazer seus produtos, com poucos ingredientes, naturais, e acessíveis.


EXTRATO DE CASCA DE CÍTRICOS:
Com as cascas de cítricos, que seriam descartadas, e álcool de cereais, é possível fazer um extrato que pode ser usado de muitas formas. O ácido cítrico e óleos essenciais presentes nas cascas da laranja, limão, mexerica, são solventes de gordura, com ação bactericida, inseticida e fungicida. Um ótimo desinfetante e desengordurante natural. Pique as cascas com as mãos, reserve em um recipiente de vidro com tampa e cubra com álcool de cereais. Deixe curando por 2 ou 3 semanas, depois é só coar e transferir para um outro recipiente. Você pode misturar 1 parte do extrato + 1 parte de vinagre de álcool + 1 parte de água e fazer um spray desinfetante multiuso.

VINAGRE DE ÁLCOOL

o vinagre é super versátil e você pode usar para tirar mofo dos móveis, limpar o chão e superfícies muito sujas, lavar pias e banheiros, na limpeza de folhas e vegetais, e também como amaciante de roupas. Se o cheiro do vinagre te incomoda, faça um vinagre infusionado com ervas aromáticas (eucalipto, alecrim e hortelã juntos fica muito bom para a limpeza do banheiro e cozinha), deixe descansando por 2 ou 3 semanas e depois de coar transfira para outro recipiente. No uso como amaciante, você também pode acrescentar até 5 gotas de óleos essenciais como melaleuca e lavanda, em 100 ml de vinagre infusionado.

BICARBORNATO DE SÓDIO
o bicarbonato também é versátil: pode ser usado junto do vinagre nas limpezas pesadas, para desengordurar e desentupir pias e ralos, limpar vidros e azulejos, clarear metais e inox, tirar manchas das roupas, eliminar ácaros de colchões, sofás e tapetes, eliminar odores (tchau, chulé).

SABÃO DE COCO
O sabão de coco substitui muito bem o detergente na lavagem de louças, pode ser ralado e usado na máquina de lavar como um sabão em pó, e pode ser transformado em sabão líquido multiuso, ótimo para lavar o chão, banheiros, pias e vidros.

BUCHA VEGETAL
A esponja sintética demora até 400 anos para se decompor, ela é derivada de petróleo e não é reciclável. Já a bucha vegetal leva 2 meses para se decompor e você pode colocar na composteira após o uso. Ótima para lavar louças e esfregar superfícies.

 

Agora já da pra abandonar pelo menos uns 7 produtos de limpeza convencionais e começar a praticar uma limpeza mais sustentável e natural na sua casa :)